Roteiro: Foz do Iguaçu a Assunção de carro

527

 

Por: Annie Grellmann

Fotos: arquivo pessoal

 

Segundo o último censo, a população é de 512 mil habitantes, mas sua região metropolitana consiste de mais de um milhão de habitantes. O município é conhecido como “Mãe de Cidades”, pois foi a partir dele que partiram várias expedições para fundar novas cidades, entre elas a capital da Argentina, Buenos Aires. Antes da Guerra da Tríplice Aliança, em 1874, o Paraguai era uma superpotência econômica na América do Sul. Sua arquitetura colonial ainda se mantém preservada, e se pode notar a influência da cultura espanhola em seus edifícios que ficam à beira do rio. A cidade traz com ela uma bagagem cultural enorme, entre museus e construções antigas, onde você terá a sensação de que está voltando no tempo.

Acompanhe a viagem pelo 100 Fronteiras TV:

 

E quer saber o melhor de tudo? A capital paraguaia se situa a somente 330 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Como chegar

Para ir até a capital é necessário fazer a imigração na aduana paraguaia – saída do Brasil e entrada no Paraguai; na volta, a mesma coisa, com saída do Paraguai e entrada no Brasil. A entrada no país pode ser feita com a carteira de identidade ou o passaporte, e a permanência máxima é de 90 dias. O trajeto até a capital foi feito de carro pela Revista 100 Fronteiras, em quatro horas e 20 minutos. A estrada é muito tranquila. Dirigir pela “BR” paraguaia não tem erro, ela é sinalizada desde Cidade do Leste até Assunção; o caminho é muito fácil.

TRAJETO ATÉ ASSUNÇÃO DE CARRO:

*Se for de carro é importante obedecer à velocidade imposta e estar com todos os documentos em dia. É obrigatório andar com a meia-luz do automóvel ligada – mesmo de dia. Também são necessários um estepe e DOIS triângulos de sinalização.

 

Como ir de ônibus:

 

A empresa de ônibus Sol del Paraguay sai diariamente da rodoviária de Cidade do Leste até Assunção. A tarifa custa G$ 60 mil.

Telefone da empresa Sol del Paraguay: +595 21 224 555

E-mail: info@soldelparaguay.com.py

Website: http://www.soldelparaguay.com.py/

G$ 60 mil = R$ 36,00 (cotação feita no dia 01/12/2017)

 

Assunção: centro da cidade

A maior parte das atrações turísticas se encontra no centro da cidade, e é possível fazer o roteiro a pé – já que os atrativos ficam bem próximos uns dos outros.

 

Palacio de los Lopez

 

Um dos cartões-postais da cidade. Foi construído por arquitetos italianos com materiais estrangeiros. Sua construção teve início em 1857, mas ficou pronta somente em 1864, bem na época da Guerra da Tríplice Aliança. Foi feito pelo ex-presidente paraguaio Don Carlos Antonio Lopez, para que fosse a casa do seu herdeiro, Francisco Solano Lopez, que nunca chegou a residir no local, pois a residência acabou tomada pelas tropas brasileiras, paraguaias e argentinas no ano de 1869. Hoje, funciona como sede da Presidência paraguaia.

 

Panteón de los Héroes

 

Inaugurada em 1936, a construção guarda restos mortais de políticos do Paraguai, como o marechal Lopez. Construída originalmente para abrigar o oratório da Virgem de Assunção.

 

Lido Bar

 

É o restaurante mais tradicional de Assunção, situado em frente ao Panteón de los Héroes. Então, após o passeio, você pode dar uma passadinha no Lido e provar o melhor caldo de pescado – sopa de peixe – da cidade.

 

Museo de la Estación Central del Ferrocarril Carlos Antonio Lopez

 

Localizado na antiga estação ferroviária de Assunção. Foi a primeira estação ferroviária da América do Sul. Lá se pode entrar em um velho vagão e ter aquela sensação nostálgica. O acervo do museu abriga fotos, mapas e objetos da época.

 

Casa de la Independencia

 

Esse é o local histórico ideal para reviver a época da independência paraguaia. Dessa casa partiram os heróis da independência no dia em que foi declarada. Os ambientes revivem o modo de vida do início do século 19.

 

Museo del Cabildo

 

O bonito prédio é um museu gratuito que traz cultura e história. Ele conta a história do Paraguai, com um acervo que retrata desde a história dos indígenas paraguaios, a história da música paraguaia até a independência.

 

Não deixe de conhecer também

 

Paseo Carmelitas

 

Uma espécie de shopping com várias opções de lazer, diversos bares, restaurante e boates. Vale a pena para conhecer um pouco da noite assuncena.

 

Loma San Jerónimo

 

Um bairro típico do Paraguai, bastante preservado e colorido. Aos finais de semana, as casas viram vendas, com opções gastronômicas.

 

#FICADICA

 

A paisagem, indo de carro, é linda e possui muito verde. Vale a pena levar uma câmera fotográfica e registrar todos os momentos. Assunção não tem convênio com as agências de turismo, ou seja, é mais caro reservar por agência do que pagar no balcão.

R$ 1 = G$ 1.1665 (cotação feita no dia 01/12/2017)

Vista da Costanera de Asuncio?n

Plaza de los He?roes




Deixe um comentário