Respirando a natureza – Carmel Angelika Croukamp

1650

Nascida e criada em meio à natureza, Carmel Angelika Croukamp vive para salvar animais e preservar a Mata Atlântica, ao mesmo tempo em que ensina aos filhos pequenos a importância do meio ambiente para a vida.

Com sotaque inglês e olhar questionador, Carmel é uma mistura de coragem e intensidade em tudo o que faz. “Nasci na Namíbia, África. Cresci lá e passei a minha infância escalando dunas e colinas no deserto, vendo elefantes e leões, na África selvagem.”

Filha dos fundadores do Parque das Aves, ela veio com a família para Foz do Iguaçu e aqui se estabeleceu. Morando dentro do parque e convivendo com as aves diariamente, ela realiza um lindo trabalho de conservação das espécies e da natureza. “Minha rotina consiste em trabalhar muito, seja resolvendo problemas burocráticos como também ouvindo meus colaboradores e coordenando todo o trabalho. E, claro, dedicando um tempo para os meus filhos, Kaya (7) e Arthur (5), e meu esposo, Oliver.” 

Lazer

Nos momentos de lazer, curte estar com a família, seja para nadar no lago de água de nascente da chácara da família ou então tocar instrumentos musicais. “Toco tambor africano, piano, violino, gaita, saxofone, entre outros. Me formei em música e tenho doutorado em musicologia e sociologia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; e música me fascina, mas muito além disso, preciso de música, preferencialmente em boa companhia.”

Ela também é fascinada por leitura. “Hoje em dia, leio muita literatura científica sobre biologia de conservação.”

Apaixonada por Foz, revela amar tudo aqui. “A terra vermelha, as florestas, os rios, as loucuras da Tríplice Fronteira, a grande mistura de etnias e culturas, e as pessoas que escolheram viver aqui. Tenho muito orgulho e muito prazer de viver em Foz e de fazer parte dela. Eu amo Foz de paixão.”

Seu maior sonho é que as espécies em risco de desaparecimento na Mata Atlântica fiquem seguras. Também deseja ver uma mudança na atitude das pessoas, para que aprendam a valorizar a contribuição da natureza no bem-estar e na sobrevivência dos seres humanos. Sonha ainda ver os filhos se tornarem adultos saudáveis, empáticos e felizes.

 

Por: Patrícia Buche

Fotos: Hidalgo Gomes

Local: Parque das Aves

Look: pessoal

Cabelo: Angela Baraldi. Make: Karen Weber (Studium Baraldi)

 

 




Deixe um comentário