PTI promove cultura empreendedora na região com curso de Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

659
Período de inscrições online vai de 12 a 25 de março. Aulas via Ensino à Distância (EaD) tem início em abril
 
Quase todo mundo sempre tem um projeto em vista: seja ele pessoal, como o planejamento das férias, ou profissional, como uma proposta de uma nova iniciativa em uma empresa. O curso de Fundamentos em Gerenciamentos de Projetos, ofertado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), tem como objetivo ensinar aos alunos técnicas para garantir a eficiência e a efetividade dessas propostas. As inscrições para a formação, online e totalmente gratuita, começam nesta segunda-feira (12) e ficam abertas até o dia 25 de março.
O curso é disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem, no qual aluno pode realizar as atividades a qualquer hora e local, desde que possua um computador com acesso à internet. Os conteúdos a serem trabalhados incluem a constituição de projetos, o papel do gerente, grupos de processos, desafios e influências organizacionais, ética, identificação de stakeholders, entre outras temáticas. A carga horária é de 40 horas.
De acordo com a analista de projetos do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Patrícia Jacoby, uma das responsáveis pela tutoria do curso, grandes empresas da região procuram o Escritório de Projetos do PTI para levar os cursos aos seus colaboradores. Em uma ação conjunta ao Programa de Educação e Cultura do Parque, o curso básico de Fundamentos em Gerenciamento de Projetos está sendo aberto pela primeira vez para toda a comunidade, visando atrair interessados em aprimorarem suas técnicas em administração e organização de projetos. “Essa relação de confiança traz credibilidade e visibilidade para o Parque. O Escritório de Projetos do PTI, hoje, é considerado referência e modelo na realização destes cursos’’, destacou a analista.
A disseminação da cultura de Gerenciamento de Projetos (GP), conforme Patrícia, segue como base o guia PMBOK – um guia de boas práticas em GP. “O curso oferece a base principal para a realização de qualquer projeto. É importante também destacar que o ensino online permite uma otimização do tempo, além de uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural ou familiar”, completou.
Para a gestora do Programa de Educação e Cultura do PTI, Jéssica de Lima, os conceitos apresentados no curso podem ser aplicados em diversas áreas. “A maior parte do tempo estamos planejando algo, seja na vida pessoal, como uma viagem, na compra de um imóvel, nas férias, ou profissionalmente, em um novo projeto, mudança de emprego, estudos”, pontuou.
A gerente ainda ressaltou as vantagens do curso ser ofertado na modalidade à distância. “Por ser um curso online, que proporciona autonomia na aprendizagem do aluno, fazendo com que ele estude de acordo com o seu ritmo. O PTI deixa acessível, de forma gratuita, um conteúdo de qualidade com objetivos de aprendizagem bem definidos, permitindo que a trajetória seja significante e um diferencial para quem a conclui”, destacou Jéssica.
As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle de forma automática, contendo exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de formatos e dificuldade. Para obter o certificado, o aluno deve ter o mínimo de 70% de aproveitamento nas atividades do curso.
Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas no período entre 12 e 25 de março pelo endereço: https://webforms.pti.org.br/FundamentosGerenciamentoProjetos. A divulgação dos selecionados será no dia 4 de abril e as atividades iniciam no dia 9 de abril. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3529-2099 ou pelo e-mail patricia.sjk@pti.org.br.
 
Escritório de Gerenciamento de Projetos
O EGP foi criado no ano de 2006, sendo um dos primeiros PMOs da região trinacional. Criado para acompanhar o crescimento dos projetos no PTI, atua como assessoria estratégica da diretoria na articulação de novos projetos principalmente junto à sua mantenedora, a Itaipu Binacional. O Escritório também é responsável por prestar suporte, capacitação e fornecer ferramentas e técnicas para aplicação do gerenciamento de projetos.



Deixe um comentário