Maior feira do turismo termal do mundo será aberta nesta quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu

339

Estão previstos debates, concursos e jornadas científicas. Os estandes vão apresentar mais de 200 destinos termais do Brasil e do exterior. O mini

O quê: abertura da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018;
Quando: nesta quinta-feira, dia 13, às 14h;
Onde: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention (Av. Costa e Silva, 3.500)

Sobre o evento

A Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, será aberta oficialmente nesta quinta-feira (13), às 14h, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de 3 mil profissionais de mais de 30 países. O evento, considerado o maior do turismo termal do mundo, segue até sábado (15), com ampla programação. Estão previstos debates, concursos e jornadas científicas. Os estandes vão apresentar mais de 200 destinos termais do Brasil e do exterior.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, é aguardado para a abertura oficial, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Também participam o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e o diretor da Termatalia, Alejandro Carballo Rubin. O diretor financeiro executivo de Itaipu, Mario Antonio Cecato, vai representar o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm. A empresa é uma das principais patrocinadoras do evento.

Nessa terça-feira (11), os organizadores receberam os jornalistas para apresentar o espaço e falar sobre o evento, que está na 18ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil. O tema deste ano é “A energia das águas”. “Sabíamos da importância da Termatalia para nossa cidade. Com certeza, nos posicionará com um importante destino termal”, afirmou o assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Tércio Albuquerque.

Alejandro Rubín destacou que, nesta semana, “Foz do Iguaçu será o centro das atenções do turismo termal mundial”. “Teremos um evento com atrações nas áreas de negócios e de conhecimento. A passagem da Termatalia deixará um legado de desenvolvimento para o turismo termal, como já aconteceu em destinos do México, Argentina e outros”, afirmou.

Segundo ele, a escolha da cidade para sediar a Termatalia não foi por acaso. A cidade reúne uma série de atributos que combinam com o evento, especialmente por ter seus principais ativos econômicos e turísticos ligados às águas – como as Cataratas do Iguaçu. E também por abrigar parte do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo.

Eventos paralelos

As atividades paralelas da Termatalia começaram ainda na terça-feira (11), com a apresentação do livro “Aquífero Guarani – A Verdadeira Integração dos Países do Mercosul”, de José Roberto Borghetti. A publicação teve apoio da Itaipu e da Fundação Roberto Marinho.
Na manhã desta quarta-feira (12), ocorreu a abertura do 13º Encontro Internacional sobre Água e Saúde – fórum científico que terá a participação de representantes de universidades do Brasil e do exterior, como as universidades espanholas de Vigo, de Santiago de Compostela e Complutense, de Madri.

Também estão previstos na programação paralela a Jornada Hidrológica; o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e a cerimônia do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do caminho e protetores dos peregrinos).

A agenda completa da Termatalia 2018 pode ser acessada no site http://termatalia.com/conferencias.php. O evento é realizado pela Fundação Feiras e Exposições de Orense, da Espanha, com apoio de Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz, Fundo Iguaçu, Governo do Estado do Paraná e Ministério do Turismo.

Fotos: Nilton Rolin / Itaipu Binacional




Deixe um comentário