Jornalista premiado, Mauri König, lança livro

593

Nos bastidores do mundo invisível é uma coletânea de 18 reportagens escritas pelo jornalista entre os anos 2000 e 2016. O livro começara a circular a partir do dia 2 de outubro e terá lançamentos em Curitiba e em Buenos Aires.

Já com dois livros publicados, Narrativas de um correspondente de rua (finalista do Prêmio Jabuti em 2009) e O Brasil oculto, König é professor no curso de jornalismo na Uniter, cursa mestrado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e afirma que deseja voltar as investigações assim que terminar o curso.

Entre as 18 reportagens escolhidas, 14 foram premiadas em campo nacional e internacional. De acordo com um levantamento feito pela revista digital Jornalistas&Cia no começo do ano, Mouri König é terceiro jornalista brasileiro mais premiado da história, com 38 prêmios em 26 anos de carreira. Entre eles, está o Maria Moors Cabot Prize, promovido pela University of Columbia e conhecido por ser o mais antigo e prestigiado prêmio do jornalismo mundial.

Ele conta que todas as reportagens escolhidas o fizeram sofrer com ameaças e que acredita que seja importante mostrar até que ponto o jornalista pode ir por uma matéria. Em 2012, ganhou o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, entregue pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas, entidade global com sede em Nova York, por defender essa ideia. Em 2013, o jornalista chegou a se exilar por ameaças por expor corrupção.

Seu objetivo com o terceiro livro? “Contaminar a moçada com o vírus delicioso do jornalismo e resgatar a efemeridade da reportagem, que muitas vezes tem prazo de validade.”

Por: Nina Schmidt
Fontes:
http://portalimprensa.com.br/
www.uninter.com




Deixe um comentário