Ghassan Jammal e o talento com a tesoura

605

Fotos: Gilberto Xavier

Quem o vê com a tesoura e a navalha na mão executando o trabalho com tanta habilidade nem imagina que Ghassan Jammal é barbeiro apenas há dois anos.

 

Natural de São Paulo, o empresário passou por altos e baixos ao longo da vida. O início da carreira profissional foi na Alemanha, onde cursou Administração. Depois se mudou para Dubai e lá trabalhou como comissário de bordo. No Qatar era gerente administrativo, mas a vida dele mesmo estava no Brasil, mais especificamente em Foz do Iguaçu, o local onde as pessoas de fato criam raízes.

“Voltei pro Brasil a pedido da minha mãe e, há seis anos, estou em Foz. Trabalhei por um tempo no Paraguai, mas tive um período difícil na minha vida, onde perdi tudo o que havia conquistado”, destaca Ghassan.

Muitas pessoas no lugar dele poderiam simplesmente desistir, porém essa palavra nunca fez parte do dicionário de Ghassan. Foi em meio à crise financeira que ele decidiu seguir o sonho que o acompanhava desde menino: trabalhar com moda. “Sempre fui apaixonado por moda, crio meu próprio estilo de produção e me lembro que quando era pequeno e ia na barbearia, ficava curioso vendo o barbeiro cortar meu cabelo. Aquele ambiente me fascinava. Então, há pouco mais de dois anos, decidi fazer um curso de barbeiro e descobri que esse trabalho ia além da minha paixão, eu tinha talento”, explica.

E ele se jogou de coração neste sonho. Estudou, pesquisou, profissionalizou-se, e a conquista veio.

Vida de barbeiro

Mas o início não foi fácil. Ele precisava ganhar visibilidade e, sem conseguir trabalhar em barbearias da cidade, porque um conhecido o desmotivou alegando que ele não tinha capacidade de crescer nesse ramo, Ghassan decidiu montar um estúdio em casa onde passou a atender amigos. A notícia logo se espalhou, e pela qualidade do seu trabalho ele foi ficando conhecido. Entretanto queria mais: “Eu sonhava com algo maior, e aquele espaço em casa era muito pequeno para meu sonho”, relembra.

Então conseguiu um emprego com Giovani, e a parceria deu tão certo que juntos eles decidiram abrir uma barbearia próximo ao centro da cidade. E como Ghassan sempre foi visionário, antes mesmo de inaugurar a barbearia, já imaginava como ela estaria hoje: bem equipada e cheia de clientes. “Meu sonho se realizou”, comemora com brilho nos olhos.

Dedicação e amor

Ao entrar na barbearia em plena segunda-feira, às 15h, e ver o espaço cheio de clientes, pensei em qual seria o segredo de tanto sucesso assim. E Ghassan, com toda a sua graça e simpatia, explica da forma mais simples e pura: “Quando você ama o que faz, o retorno vem, e não é apenas o dinheiro, é a alegria e satisfação de ver seu esforço e dedicação reconhecidos. Eu amo meu trabalho e sei que tudo o que aconteceu na minha vida me preparou para isso”.

Ele e o sócio Giovani criaram um espaço completamente aconchegante para receber os clientes. Com música ambiente e uma enorme mesa de sinuca bem centralizada, a barbearia mais parece uma grande sala de estar, tamanho é o acolhimento. Você se sente em casa! Além disso, o espaço dispõe de um minibar e videogame para que, enquanto aguardam para serem atendidos, os clientes se sintam à vontade.

Investindo em qualidade, a barbearia conta com uma equipe formada por sete barbeiros, e cada corte lá é exclusivo. “A moda, seja qual a especialidade, está sempre em constante evolução. Por isso eu busco sempre estar atualizado para poder oferecer o melhor para os meus clientes.”

Repassando o conhecimento

Mas como já dito, Ghassan é um sonhador que se esforça diariamente para tornar real tudo o que almeja. Por isso, os próximos passos do empresário é oferecer cursos profissionalizantes para iniciantes e profissionais da área. “Eu sinto a necessidade de grandes especializações em barbearia no Brasil. Então quero viajar pelo mundo adquirindo conhecimento e assim poder repassar isso àqueles interessados em trabalhar nesse ramo, que a cada dia cresce mais e se inova a todo instante”, explica.

Box: Em novembro, ministrará um curso para iniciantes e, posteriormente, para profissionais da área, no qual, de segunda a quinta, das 20h às 22h30, durante 12 dias, os interessados irão aprender as principais técnicas de barbearia com base no curso que Ghassan fez na Inglaterra.

Recentemente ele fez um curso internacional na Menspire Academy, na Inglaterra, onde durante 12 dias aprendeu, na teoria e prática, técnicas de corte de cabelo masculino com tesoura, sendo o primeiro profissional do Paraná a realizar esse curso. Além disso, o curso serviu para aprender como tratar o cliente, entender qual o corte de cabelo ideal para cada formato de rosto e, claro, destacar a confiança que o cliente precisa ter no profissional.

“Trabalhar com corte de cabelo e barba é trabalhar com a arte. Cada cliente é único. Eu viajo enquanto estou trabalhando porque a concentração me ajuda a obter o resultado desejado, e isso é a minha maior satisfação”, finaliza o empresário.

 

Barbudos Barbearia: Rua Minas Gerais, 545 – Vila Maracanã – Foz

Whats: 45 99843-8569

45 99855-5555

Face: barbearia Barbudos

Insta: Barbearia Barbudos Foz

Look: P. Side Clothing

Local: P. Side Clothing




Deixe um comentário