Foz do Iguaçu receberá Castramóvel como ferramenta para melhorar a saúde e bem-estar animal

141

O veículo irá auxiliar as ações públicas em saúde de controle da superpopulação de cães e gatos errantes e semidomiciliados e de zoonoses

Em breve, as famílias de baixa renda do município de Foz do Iguaçu passarão a contar com os serviços do Castramóvel, veículo que oferece gratuitamente a castração de cães e gatos. A Prefeitura Municipal, por meio do vereador Fabrício Preis de Mello, adquiriu o equipamento, que está sendo disponibilizado devido à aprovação de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi.

O Castramóvel tem por objetivos minimizar os problemas de superpopulação de cães e gatos semidomiciliados ou em situação de abandono nas ruas de cidades e promover equilíbrio entre saúde pública e bem-estar dos bichos. O veículo é adaptado para a esterilização animal gratuita, e está sendo levado aos municípios paranaenses em parceria com as prefeituras e instituições protetoras. De acordo com Bertoldi, no Paraná, serão 80 veículos ao custo de R$ 120 mil cada e, além de Foz do Iguaçu, mais 19 municípios vão receber um Castramóvel.

O veículo se une a outras propostas e ferramentas que visam ampliar políticas públicas de saúde e bem-estar animal como, por exemplo, programas de educação, campanhas de vacinação e de adoção e ações em favor da guarda responsável e de combate ao abandono. Além disso, contribuirá para a redução e proliferação de zoonoses e outras doenças que podem afetar as pessoas.




Deixe um comentário