Foz do Iguaçu oferece castração gratuita de animais

18903

Por: Patrícia Buche
Fotos: Buguno

Foz do Iguaçu atualmente está com um projeto desenvolvido pela prefeitura, em parceria com as clínicas veterinárias da cidade, para a realização de 1.600 castrações de gatas e cadelas de forma gratuita.

A castração em animais atualmente é considerada uma ação que visa a preservar a saúde do animal e a controlar o aumento da população, que muitas vezes vai parar nas ruas, intensificando o abandono e aumentando o risco de doenças. Por conta disso, a ação objetiva realizar a castração destes animais como forma de diminuir gradualmente esse problema.
Para isso, os interessados devem comparecer ao Protocolo-Geral do Município munidos de RG, CPF e comprovante de residência para preencher os formulários predefinidos. É importante destacar que somente gatas e cadelas com até 7 anos de idade poderão realizar esse procedimento.

Só poderão ser castradas gatas com até 5 kg e cadelas com até 17 kg, ambas com idade máxima de 7 anos.
De acordo com Therbio Teixeira Moreira, médico-veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, a prioridade é para pessoas de baixa renda, protetores autônomos devidamente cadastrados e ONGs de proteção a animais. No entanto, se sobrar vaga, qualquer pessoa poderá realizar esse cadastro.

Após efetuado o cadastro, esse documento vai para a Secretaria de Meio Ambiente, que encaminha para a clínica veterinária mais próxima. Em dia e hora marcados, a pessoa terá de comparecer à clínica levando o animal para fazer um exame e confirmar se está saudável para a castração. Depois disso, outra data será marcada, e ela retornará com o pet para realizar o procedimento, que é minimamente invasivo.
Ao todo, quatro clínicas foram cadastradas para atenderem a esses pedidos, e o recurso financeiro foi repassado pelo governo federal, por meio do Departamento de Compras, conforme está no Credenciamento 002/2018. A solicitação da verba, que é em torno de R$ 350 mil, foi feita pelo vereador Protetor Jorge, e o prazo final para a realização deste trabalho é até 31 de dezembro deste ano.

Uma das clínicas que realizará este trabalho é a PetBrazil, que se disponibilizou a castrar 70 gatas e 350 cadelas. À frente deste trabalho está o médico-veterinário Dr. Paulo Henrique da Silva, que fala da importância de castrar esses animais. “Ao realizarem a castração, esses animais terão os ovários e úteros removidos, fazendo com que assim cessem os ciclos reprodutivos, incluindo o cio. Desta forma, ao não ter mais o útero, cadelas e gatas ficam livres de uma possível infecção uterina e também ficam livres das ações hormonais sobre as mamas, diminuindo drasticamente o risco de terem tumores de mama, muito comuns em fêmeas não castradas”, explica Dr. Paulo.
Ele também informa que o procedimento cirúrgico, apesar de rápido e simples, demanda cuidados pré e pós-operatórios, incluindo exames de sangue e avaliação clínica da paciente. No entanto não há necessidade de internação, e os ferimentos cirúrgicos são mínimos.
Então se você possui gatas e cadelas e deseja castrá-las, compareça à sede da prefeitura para realizar o cadastro e castrar seu animal gratuitamente.

Informações: Os pedidos devem ser feitos junto ao Protocolo Geral de Prefeitura (Porta de Vidro) em frente à Praça Getúlio Vargas. 




Deixe um comentário