Bravat: design alemão na América Latina

2079

Fotos: Divulgação 

Poder projetar um ambiente aconchegante e com produtos de qualidade é o sonho de todo arquiteto. Melhor ainda é poder trabalhar com marcas que ofereçam esse respaldo que tanto profissionais como clientes precisam na hora de transformar um sonho em realidade. O arquiteto José Henrique Fernandes sempre procurou oferecer o melhor aos seus clientes e, para isso, participar de feiras e viajar para outros países se tornaram o seu diferencial. E foi em uma dessas viagens que ele encontrou tudo o que precisava para aliar seus projetos aos resultados quando conheceu a marca Bravat.

Surgimento da Bravat

A história da marca começou em 1873 em Württemberg, na Alemanha, com Roman Dietsche fundando a empresa com foco em acessórios sanitários. Anos mais tarde, os filhos de Roman assumiram a marca, desenvolvendo uma nova geração da empresa, elevando o patamar da Dietsche, nos anos 50, ao desbravar o setor industrial de encanamentos. E, nas décadas de 70 e 80, ampliou-se o escopo de seus produtos a acessórios metálicos em banheiros, consolidando assim a marca.

Em 2000 foi criada uma ramificação chamada Bravat, que seria uma marca específica para o mercado de alto padrão e com direcionamento para a rede hoteleira. Em 2008 a Bravat iniciou um plano de expansão mundial buscando atender o público em geral, já que seus produtos tinham feito um enorme sucesso nas maiores redes hoteleiras do mundo. “Eu tive o primeiro contato com a marca em 2012, em uma feira internacional de produtos sanitários, em uma viagem de pesquisa para especificar produtos para um de meus projetos de arquitetura”, recorda José, que atualmente é diretor-executivo e responsável pela expansão da marca no mercado brasileiro.

Design exclusivo que faz da Bravat uma marca reconhecida mundialmente

Alçando novos voos

Encantado com o diferencial da marca, José teve uma ideia ambiciosa e pioneira de trazer a Bravat para o Brasil. Mas, após pesquisas, ele percebeu que para iniciar as vendas seria necessário um mercado mais amplo, por isso escolheu Ciudad del Este como o ponto de partida para seu projeto. “CDE é um local que recebe pessoas de toda a América Latina e é um dos maiores centros comerciais do mundo, além de ser uma região que oferece pouquíssimas opções de produtos com alta qualidade na área de metais sanitários”, explica.

No entanto, o desejo de abrir uma loja no Brasil não morreu e pouco tempo depois escolheu Londrina para ser a sede brasileira da Bravat. “A escolha por Londrina deu-se devido à cidade ser uma referência em arquitetura para todo o Brasil, com uma grande quantidade de arquitetos e profissionais ligados à construção civil. Ela foi uma das cidades que mais cresceu em todo o país nos últimos dez anos e fica em uma posição geográfica estratégica, onde conseguimos iniciar o nosso planejamento de expansão.”

Mas ele não fez tudo isso sozinho. Contou com a ajuda do sócio, Fouad Merhi, que atualmente administra a loja em CDE.

Qualidade premium

A marca alemã tem mais de 140 anos de história, vários produtos com design premiado e o respaldo de uma fábrica séria que utiliza os melhores materiais e componentes na hora de fabricar cada peça. Por isso, ela exige um padrão específico em todas as suas lojas pelo mundo, não só na decoração de cada showroom, mas também no atendimento ao cliente e assistência pós-venda. Oferece ainda dez anos de garantia em seus produtos e atualmente trabalha com duas marcas:

Bravat – especializada em louças e metais sanitários, banheiras e acessórios para cozinha.

Horus – especializada em iluminação de altíssima qualidade, desenvolvida com as melhores especificações que existem no mundo.

Design exclusivo

Traços sofisticados e arquitetura contemporânea são algumas das características da Bravat, que possui dois centros de referência em estudos de design (Research & Development Centers), na Alemanha e na Ásia. Isso tudo para criar um novo conceito estético e funcional para os produtos.

Nos R & D Centers Bravat, priorizam-se criações inovadoras em um design minimalista, de formas geométricas precisas, com uso constante de linhas arredondadas aliadas a elementos retos. Um conceito fluído e de elevada complexidade, o qual confere traços futuristas às produções.

Expandindo o mercado de luxo

Devido à aceitação da marca tanto no Brasil como no Paraguai, os sócios planejam abrir outras lojas na região com o foco específico em cada realidade do mercado.

Bravat no Paraguai

“O foco da loja é atender clientes das mais variadas procedências, oferecendo um produto de qualidade e design diferenciado”, destaca Fouad. Já em 2018, o projeto é abrir mais quatro lojas da Bravat para poder oferecer os produtos em praticamente todas as regiões do país.

Bravat no Brasil

Na loja brasileira, que é a base para um planejamento de expansão para todo o Brasil, o foco está em oferecer um showroom montado estrategicamente para atender a construtoras e clientes corporativos. “Já está em andamento um plano de expansão nacional da marca, sempre mantendo o controle de qualidade e atendimento diferenciado com lojas em todas as regiões do Brasil”, destaca José.

Produtos

Metais

Banheiras

Cozinhas

Misturadores e monocomandos

Louças

Torneiras

Sanitários (vasos e chuveiros)

Móveis e fechamentos

Acessórios

 

BRAVAT NO BRASIL

Av. Ayrton Senna da Silva, 500. Loja 08 – Torre Pietra Gleba Palhano – Londrina/PR

TELEFONES:

(43) 3324-0242

Site: bravat.com.br

BRAVAT NO PARAGUAI

Shopping del Este – Sala 108 – Ciudad del Este – Paraguai

TELEFONE:

(43) 4052-9063

Site: www.bravat.com.py




Deixe um comentário