Amor ao próximo sempre – Neusa da Motta Miguens

1577

Sabe quando seus olhos brilham ao falar sobre algo que ama? Assim é Neusa da Motta Miguens, que transmite o amor pelo seu trabalho a cada palavra proferida sobre sua história de vida, palavras essas que inspiram e nos fazem ter vontade de ajudar o próximo também.

Natural de Tubarão, Santa Catarina, a paixão pelas águas não é uma mera coincidência com o nome da cidade onde nasceu. Neusa tem “sangue de marinheira”, diga-se de passagem, e sua vida toda é baseada em trabalhos relacionados à Marinha e ao voluntariado. “Meu esposo [falecido] era militar da Marinha, e eu passei a me envolver com a Escola Naval e a tomar gosto por isso. Viajei com ele para diversos países, sempre o acompanhando em eventos. Me apaixonei! E decidi que uniria essa paixão ao meu amor por ajudar os outros.”

E esse sentimento de afeto ao próximo é algo que Neusa descobriu ainda com 14 anos, quando fez um curso de braile e passou a trabalhar em um centro de reabilitação. Lá conheceu uma realidade que tocou seu coração, e ela decidiu que seguiria com esse trabalho de doação por onde passasse. Entre os trabalhos mais significativos que realizou, um em especial foi uma ação voluntária chamada Mentalidade Marítima, realizada com crianças carentes em Brasília, pela qual ganhou uma condecoração dos Amigos da Marinha.

Com dois filhos, Cristiane e Marcelo, e quatro netos (Caio, Daniel, Matheus e Raphael), Neusa conheceu o empresário José Maria Escobar e se casou novamente. Desta vez, foi ela que levou o marido para as águas e fez com que ele se apaixonasse por esse trabalho também. O destino dos dois: Foz do Iguaçu.

Vivendo há 12 anos aqui, eles trabalham diariamente em prol de ações sociais para pessoas carentes do município e também de cidades no Paraguai. “O trabalho voluntário é gratificante para o trabalho empresarial e também para a vida espiritual”, destaca. Por isso, está sempre captando doações e motivando outras pessoas a ajudarem nas causas sociais, nem que seja com uma oração ou palavra de conforto.

Hoje, com brilho nos olhos e um sorriso encantador de quem ama o que faz, Neusa busca inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. “O que eu aprendi de mais importante na vida é se doar pelas pessoas. É saber identificar as necessidades das pessoas e ir atrás de solucionar esses problemas. Aprendi a somar na vida delas, com meu amor e doação.”

“É preciso se encher de amor para poder dar amor aos outros.”




Deixe um comentário