Agenda Cultural traz clássico de Sartre para Foz do Iguaçu

1869
A obra teatral considerada uma das mais consagradas de Jean-Paul Sartre visitará o interior do Paraná em setembro, com o texto “Entre Quatro Paredes”
A Agenda Cultural do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com o Circuito Cultural do Sesi e diversas outras instituições, traz a Foz do Iguaçu no dia 13 de setembro, às 20h, o espetáculo “Entre Quatro Paredes”. O clássico de Jean-Paul Sartre será apresentado no Cineteatro dos Barrageiros, no PTI, com entrada gratuita.
O espetáculo recebe a adaptação do diretor Enio Carvalho, com duração média de 50 minutos, e revisita o clássico do dramaturgo e filósofo francês a fim de discutir questões extremamente atuais.
A peça de Sartre, famoso pela frase “O inferno são os outros”, se passa no inferno – mas não com a visão “clássica”, em que existem demônios e punições. O espetáculo é promovido pelo Circuito Cultural Sesi, em parceria com a Agenda Cultural do PTI e uma série de outras instituições, como a Fundação Cultural, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
As inscrições para o espetáculo podem ser feitas pelo link: webforms.pti.org.br/Entre4paredes. O PTI disponibilizará transporte na data do evento da Central de Credenciamento da barreira da Itaipu Binacional até o Cineteatro dos Barrageiros.
Sobre a peça
Entre Quatro Paredes foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1944. A obra é uma das marcas artísticas do pensamento existencialista de Sartre. O drama é representado em um ato, por três atores que interagem em um único ambiente durante todo o enredo: o inferno.
No texto do filósofo, o cenário escolhido para a trama se difere da crença clássica cristã, sendo definido por um quarto fechado onde os três personagens principais devem conviver. O conflito da peça se instaura pelas diferenças gritantes entre os três mortos que acabam de adentrar no inferno: uma burguesa, uma lésbica e um escritor frustrado. Uma das máximas do texto se encontra na fala do escritor que, em dado momento, afirma: “o inferno são os outros”.
De acordo com o diretor Enio Carvalho, a obra é um rico material para a discussão de graves e traumáticos problemas enfrentados pela sociedade atual: a morte, os direitos individuais de manifestação, a liberdade sexual, questões religiosas, o comportamento social e suas reformulações e as atuações políticas. “São colocadas em cena questões cruciais postas ao nosso enfrentamento opinativo dia a dia”, defende.
Outras cidades
Na região Oeste, além de Foz, o espetáculo passará pelas cidades de Quedas do Iguaçu (10/09), Marechal Cândido Rondon (11/09), Cascavel (12/09), Medianeira (14/09) e Toledo (17/09). O Sesi Cultural pede a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível àqueles que assistirem a peça. As doações podem ser entregues na bilheteria dos teatros, uma hora antes do início.
Serviço
“Entre quatro Paredes”.
Quando: 13 de setembro (quinta-feira), às 20h.
Onde: Cineteatro Barrageiros.
Classificação indicativa: 14 anos.
Entrada gratuita.
Haverá transporte gratuito saindo da Central de Credenciamento da barreira de Itaipu a partir das 18h30.
*Após o espetáculo está agendado um bate-papo com atores, de 30 a 40 minutos.
*Outras informações e agendamentos de grupos pelos telefones: (45) 3220-5473 ou 98812-1959
*Inscrições pelo endereço: webforms.pti.org.br/Entre4paredes



Deixe um comentário