Abertura da edição 2018 do SOS Fauna acontece nesta quinta, 5, no PNI

664

Nesta quinta-feira, 5, começa a edição 2018 do SOS Fauna – Curso de formação continuada em educação ambiental para professores. A abertura vai ser no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, das 8 às 10 horas. Este é um programa elaborado pelo Parque das Aves, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, que ocorre anualmente. São 30 vagas, sendo 25 delas destinadas a professores estaduais e cinco a professores da rede privada de ensino de Foz do Iguaçu. O curso tem 80 horas e os participantes receberão certificados que ajudarão na progressão de carreira.

O SOS Fauna conta com apoio de diversos grupos e instituições, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), a Escola Parque Parna Iguaçu o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a 5ª Cia Polícia Militar Ambiental do Parná (PMAmb-FV).

“A integração de diversas instituições traz riqueza de conhecimentos e práticas para nossa programação, permitindo que o professor consiga desenvolver uma visão holística das questões que envolvem a Mata Atlância, especificamente o Parque Nacional do Iguaçu”, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.

O objetivo do programa é contribuir para a formação continuada em educação ambiental para professores da educação básica, como tema gerador o Parque Nacional do Iguaçu e seus aspectos biológicos, ecológicos, culturais e sociais. Dividido em três módulos, com encontros teórico-práticos e saídas de campo, essa é uma oportunidade de engajar e envolver a comunidade escolar com as questões ambientais.

“Acreditamos numa visão crítica da educação ambiental, que vai além da sensibilização das pessoas, mas que atua ativamente na formação de cidadãos engajados que irão transformar sua realidade local. Por isso, utilizaremos a metodologia de projetos que irá contribuir para que os professores possam envolver a comunidade escolar ao longo do curso”, afirma Camila.

Os módulos serão divididos em vários encontros ao longo do ano. Os projetos e materiais desenvolvidos durante o curso serão apresentados na Mostra Pedagógica, que acontecerá no início de novembro. O último encontro está marcado para o dia 20 de novembro, no Parque Ncional do Iguaçu. A programação completa do SOS Fauna você encontra neste link: https://bit.ly/2EktFMx




Deixe um comentário